Como funciona a regulação de sinistros de RC Profissional?

Uma das principais dúvidas dos Corretores atendidos pelo canal ProfissionalSEG é a respeito do processo de regulação de sinistro do seguro de responsabilidade civil profissional.

Como em qualquer seguro de responsabilidade civil, o sinistro na carteira de RC Profissional inicia com o recebimento pelo segurado de uma reclamação de um terceiro, ou da ciência por parte do segurado de um ato ou fato que possa gerar uma reclamação no futuro.

Uma vez recebendo esta reclamação, o segurado através de seu Corretor, deverá entrar em contato com o ProfissionalSEG.

No primeiro contato buscamos verificar se o evento ocorrido é de fato um sinistro de RC Profissional. Muitas vezes os segurados acabam por avisar sinistros que não possuem relação com o objetivo da apólice, ou são riscos claramente não amparados pelas coberturas do seguro.

Acreditamos que uma grande falha do mercado de seguros é a geração de expectativas infundadas junto ao cliente. Caso o evento não tenha relação com a apólice, procuramos esclarecer e informar nossos parceiros quanto a esta situação.

Convém ressaltar que possuímos uma equipe capacitada e 100% voltada para o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional de engenheiros e arquitetos, com condições técnicas de responder rapidamente se o evento narrado possui ou não viabilidade de ter cobertura pela apólice.

Se o evento reportado possuir fundamento técnico que enseje a abertura de um processo de sinistro junto à seguradora, o segurado deverá preencher um formulário de aviso de sinistro (disponibilizado pelo ProfissionalSEG) e encaminhar uma documentação inicial padrão: carta de reclamação formal do terceiro, Cópia da ART ou RRT emitida junto ao CREA ou CAU para o serviço reclamado; cópia do contrato de prestação de serviços ou proposta técnica (se houver).

Outros documentos poderão ser solicitados, conforme o caso.

Passo seguinte é a nomeação pela Chubb de uma empresa reguladora que irá ser responsável pela vistoria de constatação de danos no local sinistrado e administração de todo o processo em nome da Seguradora.

Via de regra, os sinistros deste segmento envolvem uma série de detalhes técnicos. Cabe ao regulador identificar se existe a responsabilidade do segurado no evento. Para tanto, dependendo da complexidade do caso, ele poderá solicitar a Seguradora a nomeação de um perito – para que o mesmo possa identificar se a reclamação do terceiro é procedente, ou simplesmente para uma melhor avaliação técnica dos prejuízos reclamados.

Também compete ao regulador verificar se os valores de reparação apontados pelo segurado e/ou terceiros estão de acordo com os padrões do mercado.

Encerrada a fase de avaliações, o regulador emitirá um relatório final para a seguradora apontando a sua conclusão quanto a responsabilidade do segurado e valores a serem pagos de acordo com as coberturas da apólice e franquia estabelecida.

Neste momento a seguradora irá encaminhar a sua decisão para o segurado que, uma vez concordando com os valores apurados, receberá os mesmos mediante assinatura de um recibo de liquidação e termo de quitação a serem assinados pelo segurado e terceiro reclamante.

Importante frisar que a apólice de seguro de responsabilidade civil profissional estabelece que a seguradora é obrigada a pagar os valores decorrentes de sentença judicial transitada em julgado, ou em acordo autorizado pela seguradora.

Isto significa que na esfera extrajudicial ela, através do processo de regulação de sinistro, busca se convencer quanto a responsabilidade ou não do segurado no evento reclamado.

Uma vez constatada esta responsabilidade ela poderá efetuar o pagamento do sinistro sem a necessidade de um processo judicial.

Durante todo este processo, o ProfissionalSEG fará o acompanhamento junto às partes, agilizando os processos e sendo o ponto de apoio do Corretor nesta jornada. Nossa missão é fazer com que o processo de sinistro seja o mais rápido e transparente possível. Para isto fazemos toda a interlocução entre Corretor, reguladores, peritos e departamento de sinistros.

Nosso objetivo é oferecer todo o suporte ao Corretor para que o cliente final – o segurado – tenha todas as informações e saia satisfeito com o atendimento.

Estamos à sua disposição,

ProfissionalSEG