Exigências Contratuais: Negócios para Corretores

O seguro de responsabilidade civil profissional para engenheiros e arquitetos possui hoje uma grande demanda no mercado, advinda a partir de exigências dos contratantes de obras, projetos e serviços. Cerca de 35% das apólices são contratadas por força de obrigações contratuais.

De forma geral, os contratantes solicitam a apresentação da apólice tendo como objetivo garantir que, caso o contratado cometa alguma falha ou omissão profissional na execução dos serviços contratados, o mesmo terá condições de arcar com a reparação dos prejuízos causados.

O seguro de responsabilidade civil profissional pode ser contratado de duas maneiras:

Apólice aberta: Nesta modalidade o segurado contrata uma apólice que irá proteger todos os serviços executados por ele durante a vigência. Trata-se da forma de contratação mais usual.

Apólice específica: Nesta modalidade, o segurado contrata uma apólice que irá proteger um único contrato. É inserido na descrição dos serviços da apólice apenas o escopo do contrato segurado e a vinculação com o contratante e/ou número do contrato(se houver).

Muitos contratantes optam por exigir apólices específicas para ter a certeza que o valor da cobertura seja destinado exclusivamente para garantir o seu serviço. Outros contratantes solicitam que os contratados possuam e mantenham apólice de seguro de responsabilidade civil profissional como parte de sua política de gestão de riscos, aceitando desta forma a apresentação de apólices abertas por parte dos seus contratados.

Dentre os principais contratantes que exigem o seguro de responsabilidade civil profissional em seus contratos está o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que solicita de seus contratados a apresentação de apólice com importância segurada correspondente a 25% do valor do contrato. Estes seguros tem despertado a atenção de muitos corretores pelos altos valores de prêmio gerados.

Outros contratantes da área pública que também exigem o seguro são a AGETOP – Agencia Goiania de Transportes de Obras, o Estado do Tocantins, Rio Grande do Sul, e diversas Prefeituras Municipais espalhadas pelo Brasil.

Na área privada, praticamente todas as multinacionais com negócios no Brasil já solicitam o seguro há bastante tempo. As empresas nacionais também estão seguindo a mesma tendência, gerando assim cada vez mais negócios para os corretores.

O ProfissionalSEG oferece a você corretor todo o suporte para a obtenção do seguro de responsabilidade civil profissional para atendimento às exigências contratuais. Viabilizamos cotações com a máxima agilidade respeitando as disposições do contrato firmado pelo seu cliente.

Trata-se de um canal de atendimento da Chubb, voltado exclusivamente para o seguro de responsabilidade civil profissional de engenheiros e arquitetos.

Tudo isso, aliado a um produto completo e com a garantia Chubb, a maior do país no ramo. Conte agora com os nossos serviços e atenda seus clientes sempre que eles precisam.

Nossa missão é ajudar você e a sua corretora.

ProfissionalSEG